segunda-feira, 21 de março de 2016

DEVEMOS PEDIR GOLPE MILITAR NO BRASIL?

        A História é a Ciência que estuda o desenvolvimento do homem ao longo de sua trajetória durante sua existência. Através da História estudamos e analisamos o passado, para que possamos entender e observar nosso presente e ver as melhores maneiras, através do que testemunhamos, de projetar nosso futuro.
        Para isso, precisamos estudar, porque um povo que não conhece a história do seu país está fadado a repeti-la!
        No Brasil, já tivemos quatro golpes militares... isso mesmo! Quatro golpes desde que nos tornamos república em 1889.
         Vamos contar?
1º - A queda de Dom Pedro II em 1889 que pôs uma junta militar provisória liderada por Deodoro da Fonseca.
Motivos principais: Tentativa de Reforma Agrária e Abolição da Escravidão.

2º - A Revolução de 1930 que colocou Vargas no Poder.
Motivos principais: Coronelismo, Desgoverno econômico, Política do Café-com-leite (alternância do poder entre SP e MG - sim, isso não é nenhuma novidade).

3º - A queda de Vargas em 1945.
Motivos: Como o Brasil apoiou os EUA e as Forças Democráticas Internacionais na Segunda Guerra e vivíamos no Estado Novo (Ditadura Vargas), os militares que colocaram Vargas no poder o derrubam com apoio dos EUA, assumindo como presidente após eleições o General Gaspar Dutra. Ainda tivemos a tentativa de Golpe de 1954 que causou o suicídio de Vargas, somado a corrupção da época.

4º - Golpe de 1964 que depôs João Goulart e instaurou a Ditadura com apoio dos EUA.
Motivos: Tentativa de Reforma Agrária, Política Externa Independente dos EUA, relações comerciais com a URSS, Cuba e China (potências econômicas na época). Ao final da Ditadura, os militares criaram partidos políticos que governam o Brasil até hoje e fizeram parte da Constituição de 1988.

        E ainda algumas pessoas pedem a volta dos militares ao poder e ainda acham que a corrupção atual (que não se compara ao que já tivemos antes) é o único e grande problema do Brasil neste momento.
        Realmente estamos precisando estudar mais a nossa História!

Nenhum comentário: