sábado, 19 de abril de 2014

A História Resumida sobre: Chegada da Corte ao Brasil - 1808



SITUAÇÃO INTERNACIONAL NA DÉCADA DE 1800
=> Napoleão Bonaparte decretou o bloqueio continental com o objetivo de isolar a Inglaterra, visando a falência dos ingleses.
=> Portugal que era dependente dos ingleses tentava uma conciliação entre França e Inglaterra.
=> Em 1807 ocorre o estopim dos problemas portugueses. França e Espanha assinam o Tratado de Fontaimbleau, dividindo Portugal entre si.
=> Diante da crise enfrentada, Dom João resolve então partir com a corte (cerca de 10 mil pessoas em 15 navios) para o Brasil em 1808.
 
A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL (1808)

=> Dom João chegou ao Brasil estabelecendo-se em Salvador por alguns dias. Porém, logo seguiram para o Rio de Janeiro, que já era capital do Brasil desde 1743.
=> Assim começa a adaptação do Brasil às condições políticas e econômicas condizentes a nova situação.
=> A abertura dos portos às nações amigas foi um grande passo para o início do comércio internacional no Brasil, rompendo o monopólio português.
      * Interesse britânico: os ingleses desejavam manter relações comerciais com as colônias ibéricas. A abertura dos portos às nações amigas realizou este sonho antigo.
      * Interesse Luso: foi interessante para Portugal, pois abrir mão do monopólio ajudou a superar as necessidades financeiras para seguir se sustentando após a invasão dos franceses em seu território.
      * Interesse Brasileiro: foi fundamental para o Brasil esta medida, visto que numa época de ideais revolucionários (iluministas e liberalistas) o Brasil pôde entrar na nova era comercial mundial, ao mesmo tempo em que Dom João conseguiu agradar a classe dominante da colônia no sentido de evitar maiores revoltas internas.


TRATADOS DE 1810

=> Incluiu alguns tratados feitos principalmente com a Inglaterra, onde os ingleses pagariam 15% dos direitos alfandegários enquanto as outras nações amigas pagariam 24% e até mesmo Portugal (e o Brasil) pagariam 16%. Assim a Inglaterra tornou-se hegemônica em relação ao comércio brasileiro. Uma concorrência desleal com os nascentes comerciantes brasileiros.

FEITOS DE DOM JOÃO NO BRASIL
=> No setor governamental, criaram mistérios para administrar as questões burocráticas que envolviam as Províncias (estados) brasileiras.
=> Estabeleceram o Supremo Conselho Militar de Justiça, incumbido de aplicar as leis vindas de Portugal.
=> Foram criadas as Casas de Suplicação, onde eram feitas as recorrências em relação às questões judiciais.
=> Foi criado o Museu Real, a Biblioteca Real e Academia de Belas Artes, promovendo também um progresso intelectual até então desconhecido no Brasil.
=> Criaram na Bahia e depois no Rio as Escolas de Cirurgia, implantando o Ensino Superior no Brasil.
=> Entraram no país vários livros, revistas e jornais estrangeiros, trazendo idéias e costumes europeus para a colônia portuguesa.
=> Outro item importante foi a criação da Imprensa Régia que circulava no rio de janeiro com a “Gazeta do Rio de Janeiro” que foi o primeiro jornal publicado no Brasil e era a imprensa oficial de Dom João.
=> Surgiu também o “Correio Brasiliense”, este era contra o governo de Dom João. Impresso na Inglaterra, pois não tinha autorização de ser feito no Brasil, contava com a ideologia liberal da burguesia, não falava diretamente em independência, mas influenciou a classe na situação que deveria ocorrer mais tarde.
=> Foi fundado em 1808 o Banco do Brasil, que ao invés de auxiliar o comércio brasileiro, simplesmente servia para sustentar a corte portuguesa.
=> Em 1815, o Brasil foi elevado a Reino Unido de Portugal e Algarves, se tornando assim oficialmente um país e não mais uma colônia.
=> Neste mesmo ano morreu a Dona Maria I, a rainha, e Dom João se transforma em rei, passando a ser o Brasil a sede do Reino Unido, invertendo os papéis com Portugal.


A INSURREIÇÃO PERNAMBUCANA DE 1817

=> Foram os conflitos ocorridos em Pernambuco, liderados por Domingos José de Souza, onde proclamaram a República Pernambucana, inclusive bandeira tinha, extinguindo os títulos de nobreza e querendo instalar um sistema governante.
=> Uma das medidas foi o aumento do soldo dos militares.
=> Os rebeldes não conseguiram resistir às forças portuguesas e acabaram sendo violentamente reprimidos, depois de muitos conflitos brutais, prisões, mortes, invasões domiciliares e confiscos.
=> Seus ideais acabaram provocando mais tarde, em 1824, a Confederação do Equador.

POLÍTICA EXTERNA NO PERÍODO JOANINO

=> Com a guerra declarada contra a França e para não dizer que estava perdendo, Dom João invade a Guiana Francesa e anexa este território ao Brasil.
=> A Guiana só foi devolvida à frança em 1817, dois anos depois da derrota de Napoleão Bonaparte.
=> A Banda Oriental do Uruguai também foi anexada ao Brasil, em 1821, tornando o território Uruguai brasileiro, com o nome de Província Cisplatina.

A REVOLUÇÃO DO PORTO E A VOLTA DA FAMÍLIA REAL

=> Após a expulsão das tropas de Napoleão Bonaparte do território português pelos ingleses, estourou, em 24 de agosto de 1820, a Revolução do Porto, promovida pela burguesia indignada com o abandono de Dom João durante a invasão francesa.
=> Dom João resolve voltar para Portugal para assumir novamente o governo português que estava sobre a administração de uma Junta Provisória Interina.
=> A burguesia exigiu a volta de Dom João e também exigiam a recolonização do Brasil, fato que vai dar a Dom Pedro I, nomeado como príncipe regente do Brasil com a volta de Dom João a Portugal, os motivos necessários para a proclamação da Independência do Brasil, dois anos depois.

Nenhum comentário: