quarta-feira, 15 de julho de 2009

Um pouco de África...

As três principais fontes de estudo da História Africana desde o surgimento do homem até o domínio de alguns territórios por parte dos Europeus desde a época das grandes navegações, no século XVI, até os dias de hoje são:

- Documentos: Nem todos os povos africanos que temos certeza de que habitaram o continente, possuem sua história documentada. Os documentos escritos na África, anterior ao colonialismo europeu, são poucos. Nem todos povos tinham escrita ou preocupavam-se em escrever ou registrar sua história, como acontecia em Ghana que tiveram essa preocupação, por exemplo. É possível encontrar relatos sobre os povos através de documentos de origem grega e, ou, romana, na época dos historiadores viajantes, como foi Heródoto. É possível, também, encontrar a história de povos africanos em passagens bíblicas, principalmente sobre povos cristãos na África, assim como em cartilhas geográficas, como foi o caso do Périplo. Geralmente estes escritos "indiretos" sobre os africanos, relatavam os povos que viviam mais nas regiões litorâneas, de fácil acesso para os Árabes e os Europeus.

- Arqueologia: Esta é fundamental na tentativa de resgatar e escrever a história da grande maioria dos povos que viviam e vivem na África. Podemos destacar os Bantus, que não era uma etnia, mas sim uma cultura, linguagem e escrita que se espalhou pelo território africano, com mais concentração nas regiões dos atuais Camarões e Nigéria. Esta cultura Bantu inclui pinturas de seus modos de caça, pésca e coleta, revelando muito de seus costumes, além de escritos entre outros achados em pedras e paredes de cavernas desta região e de outras em toda a África, também.
Além da pintura rupestre, é possível encontrar no território africano, através da arqueologia, inúmeros monumentos de grandes reis e dominadores, entre outros, quando feitas escavações. Também nessas escavações já foram achadas muitas ruínas de prédios construídos durante toda a história.

- História Oral: Por último, a grande campeã e responsável por sabermos a grande e maior parte dos povos africanos que vem sendo passada hereditariamente através de ritos, histórias, músicas e etc. No entanto, a História Oral é a mais trabalhosa, pois o historiador deve medir e estudar todos depoimentos colhidos para que não acabe caindo na mitificação da história.
A História Oral tem suma importância na África devido ao incrível número de dialetos e linguagens existentes no continente, sendo que sua grande maioria não possui escrita, dificultando assim a documentação ou busca de documentos.

No que diz respeito a História física da África, podemos citar, como exemplos, três regiões que tiveram grande influência na História Africana: A região da Ghana (litoral oeste do continente); o Deserto do Saara e a região dos atuais Egito e Sudão (litoral leste).
Ghana desenvolveu um grande império que durou séculos (até o século XIX, mais precisamente). A região muito rica em ouro e metais, possibilitou os ganeses a construir um dos mais poderosos impérios da África e do mundo. Tinha um enorme exército fortemente armado com metais de alta qualidade, o que não dava chance de vitória para outros povos que tentavam invadir o território usando armas feitas de madeira e osso. Faziam comércio direto com os Árabes e possuíam grandes aliados em todo o continente.
O Deserto do Saara não desenvolveu nenhum império devido a dificuldade climática encontrada na região. As populações que lá viveram e ainda vivem são cameleiros nômades que vivem da caça, cada vez mais escassa no território.
A região do Egito teve importância por sua localização geográfica entre o Rio Nilo e o Mar Vermelho (disputado com os Asiáticos durante milênios). Nesta região desenvolveram-se vários povos e impérios, como os Núbios, por exemplo, e teve sua importância por motivos comerciais, que naquela região passou todos produtos comercializados pelos africanos com todos os povos europeus e asiáticos, foi a principal rota do comércio entre Europa, Ásia e África durante toda a história.



Bibliografia:

- KI-ZERBO, J. Introdução Geral. In: História Geral da África, volume 1.
- PAULME, Denise. A Evolução das Sociedades. In: As civilizações africanas.
- GIORDANI, M. História dos povos africanos. In: História da África anterior aos descobrimentos.

Nenhum comentário: